No mês de maio vamos falar sobre a Pimenta-da-Jamaica, uma especiaria de muitas utilidades nativa da América Central e ilhas do Caribe.

Árvore de porte pequeno podendo atingir até 10 metros nativa da América Central e ilhas do Caribe.  É planta de folhagem perene com aspecto bastante ornamental devido ao formato bastante compacto da copa. Suas folhas ao sofrerem qualquer atrito exalam um aroma bastante agradável e suas minúsculas flores também são perfumadas e melíferas. Seus frutos são pequenas bagas de coloração roxo-escuro com tamanho semelhante a uma ervilha que depois de secos tornam-se avermelhados apresentando um sabor misto de cravo-da-índia, canela e noz-moscada e devido a essa característica e conhecida mundialmente como “a planta de todas as especiarias”.

Suas folhas ainda têm outras utilidades, quando secas podem ser usadas para temperar alimentos como as folhas do Louro e na preparação de chás. As sementes moídas servem para aromatizar pudins, biscoitos, bolos, sopas, carnes e molhos.

Vale lembrar que seus frutos são bastante atrativos a pássaros e também é conhecida como allspice, poivre de la Jamaica, pimienta de jamaica, peppe della giammaica.

 

Luz: Pleno sol

Solos: Vários tipos de solos inclusive arenosos.

Clima: Tropical e subtropical.

Origem: América Central e ilhas do Caribe

Mudas: Preço sob orçamento

Galeria de Fotos

v