No mês de setembro vamos falar da Árvore do Chá que além das qualidades ornamentais também é conhecida pelas propriedades medicinais.

A Árvore-do-Chá (Melaleuca alternifolia) é um arbusto ou pequena árvore que pode crescer até 7 metros. É originária da Austrália, mais precisamente do sudeste do Queensland e costa nordeste da Nova Gales do Sul, pertence à família das mirtáceas que é a mesma dos eucaliptos.  É uma planta bastante decorativa, tanto pelas flores brancas em formato de pequenas escovas como pelas folhagem delicada com aroma parecido com os eucaliptos. Pode ser usada em paisagismo da mesma forma que as outras espécies de melaleucas cultivadas no Brasil, em grupos, de forma isolada ou até em arborização urbana.

Em seu país de origem é bastante cultivada para fins medicinais pois dela se extrai um óleo bastante aromático (tea-tree oil) que é bastante eficaz como agente antibacteriano, antifúngico e estimulante das defesas do organismo.Os aborígenes australianos utilizavam essa planta para os mais diversos fins medicinais desde tempos remotos e a partir da década de 1920 a população australiana também ficou conhecendo os benefícios obtidos da Árvore do Chá, após análises minuciosas ficou comprovada cientificamente a eficácia desse óleo e já na 2a. Guerra Mundial passou a fazer parte dos kits de sobrevivência dos soldados australianos.

Nós comercializamos a espécie para fins ornamentais porém cabe-nos informar sobre a importância dessa espécie na Austrália, seu país de origem.

Curiosidade: O nome Árvore-do-Chá é usado para várias plantas da família das mirtáceas principalmente da Austrália e Nova Zelândia. O uso do nome provávelmente se originou a partir do Capitão Cook (descobridor da Austrália) ao descrever esses arbustos que utilizou para fazer infusões e beber no lugar do chá.

Luz: Pleno sol.

Solos: Solos ricos em matéria orgânica, suporta solos úmidos e brejosos.

Origem: Austrália.

Mudas: Preço sob orçamento

Galeria de Fotos

v