Em janeiro vamos falar da Ipomeia-Africana ( Stictocardia macalusoi ), uma trepadeira bastante vigorosa e de crescimento muito rápido. Sua floração é um espetáculo a parte.

Bastante florífera, floresce praticamente o ano todo e suas flores em formato de sinos apresentam uma combinação de cores fantástica com as bordas em rosa-vivo seguido de amarelo. As corolas são alaranjadas e apresentam estrias vermelhas e simétricas.  Suas folhas são grandes e cordiformes de coloração verde-escuro.

Devido ao seu crescimento extremamente rápido é bastante interessante para revestir cercas longas, muros, pérgolas, caramanchões grandes ou usadas em situações onde se necessite cobrir rapidamente espaços de visual indesejável como, por exemplo: barrancos, tocos, etc. Essa trepadeira é uma espécie tipicamente tropical e o seu cultivo não é indicado para regiões de clima temperado com ocorrência de geadas.

Curiosidade: O nome do gênero botânico Stictocardia significa "coração pontilhado" em referência às glândulas escuras localizadas na superfície e parte inferior das folhas.

 

Luz: Pleno sol ou meia-sombra.

Clima: Tropical e subtropical sem ocorrência de geadas.

Solos: Vários tipos de solos, inclusive os mais arenosos.

Mudas: Preço sob orçamento

Origem: Sudeste e Sul do Brasil até a Argentina.

Mudas: Preço sob orçamento.

Galeria de Fotos

v