Essas plantas são muito usadas em paisagismo em regiões de clima tropical e subtropical. Em locais de clima temperado podem ser cultivadas em vasos em ambientes protegidos.
As thunbergias pertencem á família das acantáceas e várias espécies são cultivadas por aqui principalmente para plantio em cercas-vivas e caramanchões.
Em nossa coleção uma das mais belas representantes desse gênero é a que chamamos de Minissapatinho (Thunbergia coccínea) ainda pouco usada no paisagismo brasileiro que apresenta folhas ovadas com 10 a 20 cm de comprimento com as margens denteadas bastante parecidas com a T. mysorensis. Suas flores são pequenas com tamanho variando entre 1,50 a 2,50 cm. e de coloração variando entre alaranjado a vermelho-coral reunidas em cachos estreitos e longos podendo atingir até 50 cm de comprimento.
Recebemos as primeiras estacas dessa espécie de um colecionador amigo nosso, o técnico agrícola Saulo Dias Pereira procedentes de São José dos Campos–SP. Através desse material foi possível propagá-la e coloca-la à venda aos nossos clientes.
Essa trepadeira produz grande quantidade de flores e é especialmente recomendada para plantio em caramanchões.
Vale lembrar que como a tradicional Sapatinho-de-Judia (Thunbergia mysorensis) ela também é nativa da India e sendo de crescimento bastante vigoroso e de fácil cultivo.
Outra característica marcante dessa trepadeira é a rapidez com que inicia o florescimento, mudas pequenas e novas iniciam a floração ainda nas embalagens de plantio. O técnico agrícola Saulo orienta que essa trepadeira quando plantada diretamente no solo e a pleno sol produz flores maiores, mais coloridas e em maior quantidade.
Luz : Pleno sol e meia-sombra.
Solo: Vários tipos de solos, preferencialmente os mais descompactados e
ricos em matéria orgânica.
Origem: India.